Objectivos, abordagens, divulgação e fundamentação....
Objectivos Gerais/Específicos
Tornar o dia das Ciências Experimentais um projecto englobante e interactivo:
Cativar os alunos, professores e pais a participarem no dia da Ciência;
Fomentar a relação entre pessoas com diferentes idades;
Adoptar um processo de divulgação atractivo e cativante.
Cativar os alunos mais novos para a Química e a Física do futuro:
Esclarecer e ajudar a compreender as razões pelas quais certos fenómenos acontecem;
Transmitir novos conhecimentos através de um processo de abordagem dinâmico e inovador.
Organizar um dia em que a ciência seja o assunto mais discutido na escola:
Cruzar as diversas áreas disciplinares de forma a desenvolver um conjunto de acções que promovam este dia.
Abordagem Metodológica:
• Organização de laboratórios abertos
• Organização de conferências
• Realização de um concurso
• Workshop (colectores solares e/ou aromas artificiais)
• Realização de inquéritos aos alunos da escola
• Exposição
• Livro de Honra
Divulgação do projecto através de:
• Cartazes
• Folhetos
• Convites (marcadores de livros)
• T-shirts com o logótipo do projecto
Fundamentação Teórica
• O que é a Física?
Física é a ciência que estuda os fenómenos naturais, ou seja, tudo o que ocorre ao nosso redor. Trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. A Física difere da Química, ao lidar menos com substâncias específicas e mais com a matéria exacta em geral, embora existam áreas que se cruzam, como a Físico-Química (intimidade da matéria).
A Física é uma das mais antigas disciplinas académicas, talvez a mais velha de todas através da sua inclusão na Astronomia. Ao longo dos dois últimos milénios, a Física foi considerada sinónimo de filosofia, química e certos ramos da matemática e biologia mas durante a Revolução Científica no século XVI, ela tornou-se uma ciência única e moderna por mérito próprio. Contudo, em algumas áreas como a física matemática e a química quântica, as fronteiras da física mantêm-se difíceis de distinguir.
• O que é a Química?
A Química é a ciência que trata das substâncias da natureza, dos elementos que a constituem, de suas características, propriedades combinatórias, processos de obtenção, suas aplicações e sua identificação. Estuda a maneira pela qual os elementos se ligam e reagem entre si, bem como a energia desprendida ou absorvida durante estas transformações.
• O que é o dia da Ciência?
O dia da Ciência é um dia em que se pretende dinamizar a escola com actividades de cariz científico através de: demonstrações, conferências/palestras, concursos, e também contribuir para a consolidação de conhecimento científico nos alunos da escola.
Este dia cruza diferentes áreas disciplinares e competências científicas para desenvolver um programa repleto de acções que, ao longo do dia, movimentará centenas de alunos dos ensinos básico e secundário.
Através dos laboratórios abertos, pode-se realizar dezenas de experiências e observações, mediante a orientação dos elementos do grupo e de outros colaboradores tais como professores e auxiliares da instituição e antigos alunos.
Esta dinâmica não só se circunscreve aos espaços laboratoriais, como também transborda para as áreas envolventes e outros espaços, favorecendo assim, uma aproximação mais intimista de todos os alunos presentes.
O dia da Ciência visa difundir novos conhecimentos científicos em alunos do ensino básico, de forma a cativar o seu interesse para as disciplinas envolvidas.
É um projecto englobante, em que toda a comunidade educativa pode contribuir para a dinamização deste dia.
Em caso de dúvida ou outro motivo contactar via email para: emfaseexprimental@gmail.com
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário